segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Primeiro processo eletrônico do TJSP é julgado em menos de uma hora

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Maia Filho, da Quinta Turma, foi o primeiro magistrado a decidir um processo remetido eletronicamente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Da chegada do recurso, nesta sexta-feira (13), até a decisão despachada virtualmente, transcorreu menos de uma hora.

A decisão do ministro Napoleão deu provimento a um agravo de instrumento, o que autoriza a remessa do recurso especial ao STJ para futura análise. O recurso discute crimes de trânsito.

O agravo julgado faz parte da primeira remessa de processos digitalizados oriundos do TJSP, e marca a adesão do tribunal paulista ao programa Justiça na era Virtual. A cerimônia de remessa contou com as presenças do presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, e do presidente do TJSP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

Com a nova adesão, 31 dos 32 tribunais de segundo grau do país estão integrados ao e-STJ. Apenas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ainda não aderiu à remessa eletrônica.

Direito das sucessões em debate no Saber Direito

O programa Saber Direito discute temas como partilha, testamento e herança por morte com a presença da professora de direito civil Anamaria Prates, que apresenta um curso de direito das sucessões. Na primeira aula, serão apresentados a introdução do conceito, a legislação aplicável, espécies de sucessões, sucessores e classificação. No segundo encontro, ao abordar o tema “Herança”, a professora vai tratar da aceitação, renúncia e cessão de direitos hereditários. Já na quarta-feira (18), no terceiro dia do curso, a professora Anamaria Prates fala dos excluídos da sucessão e as formas de aceitação da renúncia.

No penúltimo encontro, será feita uma análise da ordem de vocação hereditária, modos de suceder e partilhar e a sucessão dos descendentes, ascendentes e cônjuges. Para encerrar o curso, a professora de Direito Civil fará uma abordagem sobre a sucessão legítima que trata do direito dos descendentes, ascendentes e companheiros.

O Saber Direito vai ao ar de segunda (16) a sexta (20), sempre às 7h, pela TV Justiça, com reapresentação às 23h30. O programa também está no YouTube (www.youtube.com/stf).

Os Mercenários bate recorde de bilheteria nos Estados Unidos

O filme Os Mercenários, dirigido por Silvester Stallone, arrecadou cerca de U$ 13,5 milhões somente na sexta-feira (13), batendo o recorde de bilheteria nos Estados Unidos.

A produção, que foi gravada no Rio de Janeiro, superou o número do filme Comer, rezar e amar, estrelado por Julia Roberts e Javier Bardem, que ficou na vice-liderança, arrecadando U$9 milhões.

O longa conta a história de um grupo de mercenários que é enviado para um país da América do Sul para derrubar um ditador.

O filme também tem a participação de astros como Jason Statham, Dolph Lundgren, Jet Li, Arnold Schwazneger, Bruce Willis, além da atriz brasileira Gisele Itié.

Recentemente, Silvester Stallone pediu desculpas aos brasileiros, depois de falar que adorou filmar no Brasil, pois puderam matar pessoas e expolodir tudo, que os brasileiro diziam obrigado e ainda davam macacos de presente para os americanos.

Fonte: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=6&idnot=29230

Obs: Assisti o filme e para os amantes do bom e velho filme de ação, posso dizer que o ingresso vale cada centavo.